Como usar os dados no combate à fraude financeira?
Entenda o que é a fraude financeira e como combatê-la no seu dia a dia

Com a tecnologia vem os riscos e no último ano, houve uma grande mudança no cenário global de fraudes financeiras. A prova disso é que as técnicas tradicionais de fraude não se resumem apenas na compra de listas de dados pessoais na dark web. Elas se tornaram mais abrangentes e podem envolver contato direto com consumidores usando, por exemplo, golpes de voz sofisticados, malware financeiro e ferramentas de acesso remoto.
Uma fraude que ganhou bastante espaço nos últimos meses foi a de pagamentos por push autorizados (APP). Um tipo de golpe em tempo real no qual um invasor entra em contato com o “alvo” e o convence a fazer login em uma conta bancária e a realizar uma transferência para o invasor.
Não é por acaso, que os clientes são as vítimas mais frequentes de golpes, com mensagens e links suspeitos enviados por SMS e WhatsApp, que os induzem a preencher cadastros cujo objetivo é apenas capturar seus dados.
As transferências bancárias feitas pelo celular foram adotadas pelos consumidores com muita facilidade, pensando pelo ponto de vista da agilidade e praticamente. Contudo, essas melhorias também permitiram aos ladrões maior rapidez e agilidade na movimentação de dinheiro.
E diante de tantos desafios, é preciso alguns cuidados no combate à fraude, especialmente financeira, os principais cuidados são:
- Investir em uma plataforma segura;
- Contar com certificados digitais – conhecido também como Certificado SSL;
- Solicitar que o cliente use senhas fortes;
- Ter um gateway de pagamento.
Para atuar no combate à fraude é importante obter sistemas que validem as informações, e que principalmente conheçam o cliente. Um dos recursos mais conhecidos é o uso de dados públicos externos para confirmar informações da pessoa. Pensando nisso, a Seleto Consultas possui um sistema antifraude para a melhor experiencia e segurança de todos os clientes